Na ponta da faca

Na ponta da faca

O pensar sobre o que está em movimento
Por Érica Araium

 

NIS 2024 e as tendências do consumo descentralizado

O NIS – Nutri Ingredients Summit – se consolida, em 2024, como um dos eventos referência em saudabilidade. Programado para os dias 23 e 24 de abril, no Transamerica Expo Center (São Paulo/SP), ele reúne os principais decisores da indústria de alimentos e apresenta, de forma didática, interativa e tecnológica as principais tendências do setor. Uma das ferramentas da trilha de conteúdos do NIS é a NIS Conference, uma oportunidade de os 400 congressistas fitarem os olhos e ouvirem os experts em inovação. É aí que entro nessa história: a Cristina Leonhardt, CEO da Manbu e mais conhecida como a Sra. Inovadeira, é a curadora da NIS Conference e me convocou para uma missão e tanto: mediar o painel “Tendências de Consumo Descentralizado”, no dia 23/04, às 14h05.

Pauta que adoro e está recheada de #MotivosParaDialogar, sobretudo quando vivemos num um país continental e diverso, mas insistimos em recorrer a uma amostragem muito pequenina <e óbvia> dos consumidores: os do Sul e Sudeste, quase sempre. “Neste painel, discutiremos o que está borbulhando em três grupos muitas vezes não representados nas pesquisas de tendência: a periferia, o Nordeste e o Centro-Oeste. Como podemos nos inspirar nos movimentos que estão acontecendo fora dos grandes centros?”.

Os palestrantes deste painel serão David Fiss (Client Services and New Business Director, Divisão Worldpanel, Kantar), que trará os dados acerca do Centro-Oeste; Diego Oliveira (CEO da Youpper Insights), representante do Nordeste; e Raquel Logato (Senior Client Success Manager Latam, da Mintel), que trará os dados da periferia. Já comecei a tratar deste assunto neste post aqui, aliás: O que querem comer as gentes de todos os brasis em todos os brasis? (dialogoscomestiveis.com.br).

 

Painel “Tendências de Consumo Descentralizado”, no dia 23/04, às 14h05, do NIS
Painel “Tendências de Consumo Descentralizado”, no dia 23/04, às 14h05, do NIS (imagem: reprodução do site)

 

Tem Érica Araium no World Creativity Day 2024

O que é criatividade? Essa habilidade tão humana que, desde 2017, por meio da Resolução 71/284 da Assembleia Geral das Nações Unidas, ganhou Dia Mundial no calendário: 21 de abril! No Brasil, desde 2018, a data especial “abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades”. Qual é a boa? Neste ano, dentro da programação do World Creativity Day (19, 20 e 21/04/2024), haverá atividades em 55 cidades do País e eu serei uma das INSPIRADORAS! Que honra, que missão e que oportunidade!

Em 2024, o festival celebra 10 anos de jornada e haverá mais de 2,7 mil atividades gratuitas inspiradoras. O tema do Dia Mundial da Criatividade de 2024 é “Inteligências Plurais”. Faz total sentido para mim!

Agora, quero contar por que resolvi participar! E como participar da minha oficina!

 

Érica Araium por Henrique Grandi: Miró nas costas!
Érica Araium por Henrique Grandi: Miró nas costas!

Garrafas de plástico com água potável matam quem morre de sede

O melhor do Brasil para o setor de eventos é o brasileiro. Somos empáticos, empolgados, falantes e sinceros (nem precisamos de Call To Action, CTA, para reagir às manifestações de marcas). Se nos convidam para um evento, vamos em bando – presencial ou virtualmente, damos amplo apoio aos combinados e, em último caso, “vamos nos falando” porque “vamos ver”. E seguimos, mesmo, nos falando e vendo o que acontece em caso de emergência. Sim, este post contém ironia e, obviamente, trata da indústria de eventos com base no case Taylor Swift – plus erre jota – T4F.

Distopia e branding no Barbieverso

Distópicas e utópicas ao mesmo tempo, Barbies são faces de umas mesmas moedas: mulheres. Valiosas às suas maneiras. Contraditórias e paradoxais, surgem em Barbie (2023), o filme, como uma representação do intangível. E, também, do real de todas nós. Caricatas, convenhamos. Mas mulheres.

Nem vou citar o discurso mais épico do filme assim, já de cara. Spoiler. Sei que ele foi gravado umas 50 vezes antes de virar cena. E que resume todo o propósito da Mattel: rir de si mesma e ajustar seu tom a fim de convencer quem tem 20, 30 ou 40 anos (e tem filhos) de que brincar com uma boneca - uma boneca que pode ser o que quem brinca quiser - ainda vale à pena. Faturar bilhões com sonhos novos de meninas padrão.

 

Barbieverso: imagens feitas com uso de inteligência artificial no Canva
Barbieverso: imagens feitas com uso de inteligência artificial no Canva

 

 

Feedbacks de clientes são mais #MotivosParaDialogar

Feedbacks de clientes
são mais
#MotivosParaDialogar


Compartilhar os feedbacks de clientes e parceiros foi algo que, até aqui, não havia feito assim, publicamente. Ainda.

De um jeito mais brasileiro de se dizer, feedback é papo reto e olho no olho para dizer ao outro como foi o relacionamento entre marcas (que são feitas por pessoas). Então, se feedback é um retorno, bem ao pé da letra, esta coletânea de impressões acerca do projeto Diálogos Comestíveis é, também, dizer dos tantos #MotivosParaDialogar que há.

Confira o que dizem sobre nós!

 

 

 

VOCÊ TEM #MOTIVOSPARADIALOGAR?
DESAFIE DIÁLOGOS COMESTÍVEIS!

 

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