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CONTEÚDO RELEVANTE SOBRE A INFORMAÇÃO QUE ALIMENTA por Érica Araium

Gastronomia para saciar o futuro

| Pensamentos devorados

Desde a década de 1970, com a urgência do desenvolvimento em face à óbvia finitude dos recursos naturais, fala-se em sustentabilidade. Em torno da mesa, muitas vezes, enquanto se espera pela porção aquecida, em micro-ondas, de um processado industrializado qualquer; ou pelo cozimento lento, à perfeição dos fornos mais modernos, de um assado feit... [ LEIA MAIS ]

Quase Poeta: Portugal, versão zero

| Pensamentos devorados

Circular por Lisboa à moda parisiense (flanar, ah, flanar, que verbo soltinho) traz-nos descobrimentos tão importantes... Muito além daqueles do Pavilhão debruçado sobre o Tejo, de onde partiram as naus que nos fizeram Brasil, bonito à beça nas primeiras horas do dia. E das linhas concretas, contemporâneas, do Museu Nacional dos Coches, projeto ... [ LEIA MAIS ]

Da realidade ampliada na era da pós-verdade

| Pensamentos devorados

Como gerar resultados nas redes sociais e nessa era da pós-verdade? Perguntinha difícil essa! Durante a entrevista que concedi a Neusa Leoncini, para o programa Estilo de Vida, da Rádio CBN Campinas 99,1 FM (foi ao ar no dia 22 de abril, ouça clicando aqui), um turbilhão de pensatas vieram à tona. É claro que em terreno de prosa s... [ LEIA MAIS ]

Diálogos Comestíveis em microcontos

| Pensamentos devorados

Nos dizeres afobados, que se esticam no vai e vem do mise en place (e da ordem da vida), sempre há pílulas de diálogos. Nas cozinhas, tem de monte. No campo, também. A gente resolveu colorir os dias com algumas delas. Tudo no contexto. Começamos uma série de posts no Facebook, no Instagram e onde houver Diálogos Comestíveis. Até na sua timeline,... [ LEIA MAIS ]

35 Fragmentos, o pensar gastronômico de Simone Mattar

| Pensamentos devorados

Trinta e Cinco Fragmentos. Gastro-performance? Gastro performance? Gastroperformance? Sim, um discurso comestível. O pensar antropofágico. A arte, o design e a gastronomia unidos por um propósito. Não viremos com a discussão exacerbada sobre a liberdade de expressão e as tantas implicações sociológicas do conjugar do ato de comer – são muitos os... [ LEIA MAIS ]

Fome de conteúdo, Diálogos Comestíveis

| Pensamentos devorados

“Comunicar é algo preciso, no sentido exato e, também, trocadilhado do termo. Em torno da mesa, toda fome se aplaca, todo diálogo é comestível". (@Érica Araium • Gestora de BRANDING • (@branding.ericaaraium) • Fotos e vídeos do Instagram)  Post atualizado em 29 de abril de 2024.    [ LEIA MAIS ]

Branded Content: conteúdo que constrói marcas e cria valor com propósito

| Érica | Marcas falantes

Em tempos de excesso de informação (e desinformação), o maior desafio das marcas não é “aparecer” de forma consistente, mas permanecer relevante na memória e no coração das pessoas. É nesse contexto que o branded content - ou conteúdo de marca - se torna uma das ferramentas aliadas dos gestores de comunicação e dos negócios.  [ LEIA MAIS ]

Food styling e fotografia de comida: a estética no prato

| Marcas falantes

O qué é food styling? O que é a fotografia de comida? Embora pareçam sinônimos, esses são dois lados de uma mesma moeda: a produção estética de alimentos para serem fotografados ou filmados. Para deixar tudo "de comer com os olhos", como sempre frisamos aqui e em nossos cursos. Ambas as técnicas deixam os objetos fotografados mais apetitosos par... [ LEIA MAIS ]

A função social da gastronomia

| Marcas falantes

A gastronomia é uma espécie de catalisadora das transformações sociais. Uma enzima potente capaz de acelerar o metabolismo de corpo complexo. Iniciativas que levariam anos para serem desdobradas, se impulsionadas por muitas vontades, acabam dando muito - ou mais - certo. Dizer isso para os nomes que circulam neste texto, será óbvio. Para a maior... [ LEIA MAIS ]

Gastronomia à brasileira

| Marcas falantes

Que verbetes vêm à cabeça quando você pensa em "gastronomia brasileira"? Sem celeuma, sem polêmica e sem censura, assim de "bate-pronto", eu diria: em construção. Mais formalmente, entendo que o discurso sobre a “gastronomia brasileira” elaborado neste início de século XXI se constituiu a partir da memória sobre a sua própria historicidade. E di... [ LEIA MAIS ]